sexta-feira, 30 de maio de 2008

Quantos idiomas são falados no mundo?

Pois a resposta é... 6912. Considera-se que essa é a quantidade de línguas que são faladas no mundo, ainda que mais de 90% da população se concentra em alguns poucos idiomas. A origem dessas línguas faladas no planeta segue sendo um mistério para os lingüistas, porém aos cristãos não há mistério algum(GN 11).

Segundo a última edição do livro "The Ethnologue: languages of the world", o número de línguas faladas no mundo é de 6912. Se formos situar este número geograficamente, a Ásia é o continente que detém o maior número de idiomas com 32,7% do total. A África vem em seguida com 30,3% dos idiomas de todo o planeta, e no Pacifico estão 19% e só depois o continente americano onde são falados 14,5% de todos os idiomas existentes, enquanto na Europa se concentra tão somente 3,5% do total.

Mas se nos fixarmos no numero de pessoas que falam a cada um destes idiomas... a coisa muda radicalmente. Resulta que os idiomas mas falados do mundo são conforme apresentado na seguinte lista:

  1. Mandarim - 1051 milhões - China, Malásia e Taiwan.
  2. Hindu - 565 milhões - Índia, regiões norte e central.
  3. Inglês - 545 milhões - EUA, Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia.
  4. Espanhol - 450 milhões - Espanha e Américas.
  5. Árabe - 246 milhões - Oriente Médio, Arábia, África do Norte
  6. Português - 218 milhões - Brasil, Portugal, Angola.
  7. Bengalês - 171 milhões - Bangladesh, Nordeste da India.
  8. Russo - 145 milhões - Rússia e Ásia Central.
  9. Francês - 130 milhões - França, Canadá, Oeste da África e África Central.
  10. Japonês - 127 milhões - Japão.
Notar que esta é a lista do livro que pode não estar correta e poderá vir a ser diferente de muitas outras oficiais ou/e oficiosas inclusive no tocante ao terceiro idioma mais falado: Inglês ou Espanhol? O Espanhol vence se falarmos em língua nativa. Da mesma forma muitas listas apresentam erradamente o idioma hindu como quarto, após o inglês e espanhol.

Outra grande curiosidade da lista é que se o Português está em sexto, em sétimo estaria o brasileiro, se acaso existisse.

O idioma mas falado no mundo é, como não podia deixar de ser, o Mandarim, que é utilizado por 873 milhões de pessoas como língua materna, e outros 178 milhões como segundo idioma oficial, o que totaliza mais de um bilhão de pessoass. O problema é que quase todas as pessoas que usam o idioma estão concentrafos na China, assim que pese ser o mas falado... não é o mas difundido.

A pena é que com demasiada freqüência estão desaparecendo línguas, que mal têm alguns poucos falantes, que acabam caindo no esquecimento, como sucedeu com vários dialetos indígenas em muitos lugares do planeta.

Fonte: Metamorfose Digital