quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

A verdadeira coerência cristã

"A verdadeira coerência cristã implica progresso em conhecimento e santidade, e mudanças em teoria e prática conforme exigir a luz crescente."

(Charles Finney)

Me chamou muito a atenção esta frase de Finney, ao ler sua Teologia Sistemática (publicada pela CPAD).
Gostaria rapidamente de meditar nesta porção da palavra de Deus:

"Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra."
(Oséias 6:3)


A palavra de Deus é poderosa demais para o limitado conhecimento humano, cabe a nós homens, o buscar todos os dias. A caba busca conhecemos um pouco mais do Senhor, e quanto mais o conhecemos, mais somos vivificados e transformados.

A palavra é sempre única e verdadeira. Deus - e consequentemente sua palavra - é imutável.
Esta mudança declarada por Finney, não se trata de um novo cristianismo, ou de uma nova dogmática bíblica, a mudança ocorre no próprio homem, a ideologia humana que é reestruturada, através do reconhecimento da situação carnal e pecaminosa em que vive o homem.
Quanto mais perto de Deus estamos, menor nos sentimos, e concluimos que de fato, como diz as sagradas escrituras, as misericórdias do Senhor são o motivo de não sermos consumidos.

Portanto é dever de todo Cristão, ter um coração aberto para buscar ao Senhor todos os dias, e receber de Deus, amor, consolo, paz, perdão e até mesmo repreensão.

Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor.

por Wesley Souza Medeiros