quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Bíblia é o livro mais lido no Brasil

Segundo os dados recentemente divulgados do tradicional estudo "Retratos da Leitura no Brasil", realizado em 2007 pelo Instituto Pró-Livro, as Escrituras Sagradas são o gênero literário mais lido no país para 45% dos leitores.

Em seguida no top 10 do gosto popular, vêm os livros didáticos (34%), romances (32%), literatura infantil (31%), poesia (28%), história em quadrinhos (27%), livros religiosos (27%), história, política e ciências sociais (23%), contos (20%) e enciclopédias e dicionários (17%).

Pela pesquisa, constatou-se ainda que as mulheres lêem mais que os homens em todos os gêneros, exceto em história, política e ciências sociais. No caso da Bíblia, seu acompanhamento é feito por 49% das pessoas do sexo feminino ante 40% do masculino. Adultos acima de 50 anos são os principais leitores do material bíblico, enquanto as crianças até do 4º ano do ensino fundamental têm maior contato com a Palavra de Deus.

Para o estudo, foram realizadas cerca de cinco mil entrevistas, em 311 municípios, de 19 estados, entre 29 de novembro e 14 de dezembro de 2007. A margem de erro da amostragem é de 1,4%.

Retirado de SBB.org.br

"Todos por SANTA CATARINA"

A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) deslocará, nos dias 12 e 13 de dezembro, o ônibus-ambulatório Rodas do Socorro e uma equipe de voluntários na área da saúde para o Vale do Itajaí, região mais atingida pela cheia e deslizamentos no final de novembro.

Autoridades de Santa Catarina estão surpresas com a avalanche de solidariedade que chega de todos os cantos do Brasil para ajudar famílias que perderam tudo o que tinham. As contas bancárias abertas pela Defesa Civil somam 12,1 milhões de reais (cerca de 5,1 milhões de dólares).

Caminhões, trens e aviões já transferiram para armazéns ocupados pela Defesa Civil 100 toneladas de produtos de limpeza e de higiene pessoal, 1,5 milhão de quilos de alimentos, e 1,3 milhão de litros de água.

Mas o outro balanço da Defesa Civil ainda aparece em ascendente. O número de mortos subiu para 117, 32 pessoas estão desaparecidas e 45,3 mil pessoas perderam suas casas.

Como já fizeram no domingo passado, também neste segundo domingo de Adventos as congregações da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil destinarão a coleta recolhida de fiéis para a campanha "IECLB em solidariedade às vítimas da calamidade de Santa Catarina".

A SBB iniciou distribuição de material bíblico às pessoas desabrigadas e desalojadas pelas águas. O assistente de Ação Social da Secretaria Regional de Curitiba, Daniel Zimmermann, percorreu cidades atingidas pelas cheias e deslizamentos no Vale do Itajaí e norte do Estado.

Em Blumenau, Daniel esteve no abrigo junto à Igreja Católica São Paulo, onde encontram-se 400 pessoas desalojadas, que receberam Bíblias, Novos Testamentos e livretos para as crianças.O representante da SBB também visitou o abrigo junto à Igreja Cristo Redentor, da IECLB, onde vivem, atualmente, 40 pessoas.

A SBB remeteu, ainda, material bíblico para Timbó, Gaspar, Indaial e Jaraguá do Sul.

Fonte: ALC