terça-feira, 20 de abril de 2010

Há um tempo para todo propósito...

"Há tempo de chorar e tempo de saltar de alegria..." Ecle 3

O texto de Eclesiastes 3 é conhecido por cristãos e não-cristãos, grande parte de nós em algum momento da vida já foi aconselhado ou já teve algo rabiscado por alguém com frases relativas a esta passagem da Palavra de Deus. Porém, como não é de se espantar, a teoria é simples de compreender, mas torná-la prática se torna sempre, um tanto quanto complicado para nós.

A vida do homem é cheia de altos e baixos, de vitórias e derrotas, de ganhos e perdas. De forma lamentável vejo muitas pessoas hoje em dia perdendo a noção "dos tempos" que Deus tem a elas reservado. Dentre essas tantas dificuldades vejo o "choro", como um grande problema. Nós temos que chorar sim! Seja homem, seja mulher, seja jovem ou idoso, precisamos chorar! Mas precisamos saber chorar, por que como a Palavra nos mostra há um tempo específico para chorar.

Durante a caminhada do povo de Israel pelo deserto, quando eles já estavam perto da terra prometida o principal líder deles morreu. O povo não tinha mais a Moisés, e por 30 dias o povo chorou, depois continuaram a caminhada, em busca das bençãos que o Senhor tinha prometido.

Assim também foi com Neemias que quando soube a sua amada cidade estava destruida se pôs a chorar por alguns dias, e depois orou e jejuou, e depois disso se pôs de pé e foi reconstruir aquilo que estava destruido.

Precisamos saber que o tempo de chorar não é eterno, é por um breve tempo. Não importa o que tenhamos perdido, vamos chorar sim, mas depois vamos enxugar nossas lágrimas e continuar nosso caminho. Devemos compreender que nossas bençãos, que as promessas de Deus para nossas vidas estão depois de um "Jordão", ficar parado, chorando e lamentando aquilo que se perdeu não nos levará a nada.

Temos que caminhar olhando para Cristo e deixar que os mortos sepultem seus mortos, Jesus está voltando e não há tempo pra ficar se lamentando por pastores que se foram(e não querem mais voltar), por irmãos desviados(que não querem se reencontrar), pelo louvor (que não "toca" os novos hits gospels), entre outros. Olhar crítico é preciso, mas teoria sem prática é inútil! Vamos para de chorar!

Além de saber que devemos chorar por um tempo, devemos também saber quando devemos ou não chorar, mas isso fica para a próxima...

Texto baseado na exposição bíblica, feita no culto de ensino na Assembléida de Deus Independente - Congregação Bairro São Cristóvão em 25/03/2010.

Wesley Souza Medeiros.